terça-feira, 18 de setembro de 2012

Você é responsável por aquilo que cativa?

Fala pessoal, belezinha?

Já ouviram ou leram a frase: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas?”

Esta frase é de Antoine de Saint Exupéry, um famoso escritor francês responsável por belíssimas obras, dentre as quais destaco: "O pequeno príncipe", de onde origino meu fragmento de hoje, a partir desta frase exposta no livro.

Pois bem, em várias facetas de nossa vida e especialmente em nossos relacionamentos, esta frase se enquadra perfeitamente.

Eternamente sugere uma conotação existencial não temporária, mas constante. Isso quer dizer que você se torna responsável por aquilo que você conquista, no sentido de cuidar, proteger e dedicar-se.

Afinal, cativar alguém pode acontecer sem a mínima pretensão de nossa parte. Já em outras situações podemos usar essa admiração, carinho ou amor de uma maneira egoísta por não levar em consideração os sentimentos de outros - o que pode ser muito perigoso!

Mas quando temos ciência da existência de tal admiração e agimos com reciprocidade, isto é muito bom. Cativar alguém e ser cativado denota a necessidade um do outro, sermos únicos um para o outro, envolve entrega.

E como dito anteriormente, cativar alguém muitas vezes acontece sem uma intenção. Aos poucos sentimos a necessidade do outro e quando nos damos conta, já nos sentimos mais felizes por nossa nova conquista, seja ela um animalzinho que tanto imploramos para nossos pais, seja a conquista de um amigo leal e verdadeiro, seja um amor para toda a vida.

Mas é sempre bom lembrar que não vivemos dentro de um romance que na maioria das vezes tem sempre um final feliz. Muitas vezes entregamos nosso coração, afeição e sentimentos a pessoas ou coisas que não merecem nossa dedicação. 

Portanto, cautela é a palavra de ordem, pois aquela amizade que julgava verdadeira ou aquele amor que jurava que seria para a vida toda, pode ser um irresponsável com a conquista que obteve, ou seja, você!

Sendo assim, muito cuidado. 

Aja com responsabilidade com você e com os outros. Faça bem suas escolhas, mesmo que estas tomem de você muito tempo, pois algumas delas podem ser para toda uma vida, seja paciente.

Afinal, você se torna responsável eternamente por aquilo que cativa! Assim sendo, como diria nosso saudoso Vinícius de Morais: "Que seja eterno enquanto dure!"

3 comentários:

Fillipe Mak disse...

Só me resta dizer q vc me cativou. Agora aguenta... rsrsrs
Um forte abraço!!!!

Unknown disse...

Lindooo

Anônimo disse...

CARAMBA, CURTI BASTANTE DO SEU TEXTO, BEM ESCLARECEDOR, PARABÉNS !!!!!