segunda-feira, 15 de março de 2010

Proteja seu pescoço

Aqui vão cinco categorias de vampiros e os meios de enfrentá-los, em um roteiro adaptado da obra do psicólogo Albert Bernstein.

Tipo de vampiro

Inconstante
Tem dificuldade para assumir qualquer tipo de compromisso. Está sempre à procura de novos parceiros amorosos e é instável na vida profissional. Alimenta-se da dedicação das pessoas, mas costuma abandoná-las ao considerar que se tornaram monótonas ou que já deram o que tinham para dar.
Como viver com ele:
Dê crédito apenas a seus atos, e não às promessas. Não aceite suas desculpas intermináveis. Estabeleça regras para a convivência e punições em caso de desvio. Se flagrá-lo mentindo ou desrespeitando normas, conteste com firmeza.

Teatral
Cada palavra e cada gesto são cuidadosamente planejados, como se vivesse o tempo todo no palco. Faz de tudo para se colocar no centro das atenções. Bajula os superiores com rara habilidade. Tudo isso o faz parecer inofensivo, mas é justamente a estratégia para sugar a confiança alheia. Ao conseguir, está pronto para puxar seu tapete.
Como viver com ele:
Jamais o transforme em confidente e não se ofereça para sê-lo. Esteja atento para prováveis segundas intenções em tudo que ele faz ou fala. Elogie-o de vez em quando, pois o aplauso o mantém sob controle – mas não a ponto de parecer seu fã número 1.
Narcisista
Acha que é a pessoa mais inteligente e talentosa da face da Terra. Persegue com afinco os símbolos do status e do poder. É ríspido e esbanja auto-suficiência. Quando está por cima, pisa nos de baixo. Nutre-se da destruição da auto-estima alheia, o que o ajuda a projetar-se para o alto.
Como viver com ele:
Não perca tempo tentando convencê-lo de que ele cometeu um erro, pois negará até a morte. Não dê crédito aos feitos grandiosos que relata. Não espere favores gratuitos, ele sempre vai querer algo em troca, ou cedo ou tarde, te jogará na cara, a ajuda prestada.

Obsessivo
Presta atenção nos mínimos detalhes para tentar flagrar os outros em contradição. Não admite pequenos erros ou falhas e sente grande prazer em apontá-los. Deseja que todos se tornem igualmente perfeccionistas e inferniza o cotidiano de quem resiste ao adestramento. Voa no pescoço das pessoas próximas para extrair-lhes o que há de mais sagrado: a liberdade e a tranqüilidade
Como viver com ele:
Nunca critique a virtude da qual ele mais se orgulha: a busca da perfeição. Nas discussões, evite entrar nas minúcias, pois são sua especialidade. Não conte a ele seus pequenos desvios do cotidiano, do tipo "liguei para o chefe dizendo que estava doente" .
Paranóico
Desconfia que está sendo traído e que há segundas intenções por trás de tudo que os outros fazem ou dizem. Para ele, nada na vida é óbvio ou simples. Essa mania de perseguição obriga as pessoas com as quais convive a ser cuidadosas ao extremo. Assim, consome lentamente a paciência dos outros.
Como viver com ele:
Ao falar, evite metáforas, ironias e figuras de linguagem – seja o mais claro possível. Não se submeta ao jogo de ter de provar lealdade a todo momento, respondendo a perguntas absurdas. Jamais admita que omitiu ou escondeu a verdade, pois isso nunca sairá da cabeça dele.

Um comentário:

CLÓVIS JECKILL disse...

OLÁ MEU CARO...
CONCORDO COM VOCÊ EM TUDO QUE ESCREVEU SOBRE O TEMA.NÃO ESTAMOS IMUNES AO QUE CLASSIFICO TAMBÉM COMO PARASITAS,POIS MUITAS VEZES DISPOMOS DO MELHOR DE NÓS PARA TENTAR SACIAR O QUE HÁ DE PIOR NELES.TAMBÉM DEVEMOS FICAR ATENTOS PARA EVITAR UM FUTURO CONTAGIO,NOS TORNANDO ASSIM,IGUAIS OU ATÉ PIORES,DEVIDO AO NOSSO PRÓPRIO CANSAÇO E IMPACIÊNCIA.
ALGUMAS VEZES JÁ ME SENTI UM DESSES "VAMPIROS".POIS VÁRIAS VEZES FAÇO USO DA SUA CRIATIVIDADE E INTELIGÊNCIA PARA ALGUM TEXTO QUE QUERO DEFINIR... MAS NÃO É POR MAL,OK ???
PARABÉNS MAIS UMA VEZ, NÃO SÓ POR ESSE, MAS SIM POR TODO O CONJUNTO AO QUAL CHAMO DE "UMA GRANDE OBRA" !!!VOCÊ É UM DOS MEUS,QUE TOMA O COMPORTAMENTO HUMANO COMO DIRETRIZ PARA SE AUTO-AVALIAR E PODER VIVER EM SOCIEDADE MAIS TRANQUILAMENTE.UM GRANDE ABRAÇO !!!